top of page

Blog

  • Foto do escritorMaíra Prado

Pilates para gestantes

Os benefícios do método pilates tornam a gestação mais saudável e segura


A gravidez é um processo natural que transforma não só o corpo da pessoa gestante como também a sua rotina e a das pessoas à sua volta. De alterações hormonais à psicológicas, o corpo humano se reinventa nessa jornada gestacional, tudo para garantir a devida nutrição e crescimento do feto de forma saudável e mais segura o possível.

Esse processo gestacional promove transformações e implicações muito particulares, e para cada corpo, existem recomendações específicas que somente profissionais qualificados podem estabelecer. Mas é comum que as mamães procurem formas de otimizar a gravidez para garantir um desenvolvimento mais seguro e menos danoso, tanto para o seu bebê quanto para o próprio corpo. E é aí que elas encontram o pilates.

Existem inúmeros estudos que avaliam o impacto do método pilates na gestação, e é possível dizer que por se tratar de uma atividade de baixo impacto, é segura na grande maioria dos casos. Mesmo assim, não dispense a avaliação médica!


Gestante praticando pilates com ajuda profissional | Imagem da web


O pilates, mesmo que de baixo impacto, é uma atividade física que exige esforço corporal e mental. Por isso, se você escolhe introduzi-lo na sua rotina, é preciso ter um instrutor capacitado — com especialização no tratamento de gestantes, como formamos em um dos nossos cursos de Pilates para Gestantes em Goiânia e OnLine — para adaptar as aulas às suas necessidades.


Mas afinal, por quê praticar pilates?


Estudos como o de Jéssica Burg (2016), atestam que as modificações no corpo gestante, resultantes da manutenção natural do fluxo de determinados hormônios, provocam reações, dores e/ou desconfortos na rotina da mamãe. É por isso que alternativas como o pilates são tão procuradas para o alívio desses efeitos.

A título de exemplo, com a expansão do útero ao longo dos 9 meses, ocorre uma projeção da barriga para frente, além de um aumento de peso em decorrência do bebê. Isso impacta diretamente no centro de força do corpo da gestante, que tende a perder o equilíbrio e sofrer alterações posturais que ocasionam em dores lombares. O método pilates, por sua vez, têm inúmeros exercícios que trabalham esse centro de força e promove correções da postura, trabalhando atributos como o equilíbrio, a força e a flexibilidade.

Também é possível citar outros exemplos, sobre como esse trabalho do controle e flexibilidade preparam e ajudam o corpo no momento do parto natural, ou sobre como a atividade física promove uma manutenção hormonal que ajuda na diminuição do estresse e da ansiedade. Mesmo no período pós-parto, o método pilates promove uma recuperação mais acelerada e previne a formação de diástase — um afastamento dos músculos abdominais que pode resultar no estiramento dos tecidos.


Gestante praticando pilates em casa | Imagem da web


Os benefícios do pilates na gestação


Já que começamos a falar dos vários benefícios do pilates para gestantes, por que não listar mais alguns deles, não é?


1. A exaustão do pilates combate a insônia e ajuda na manutenção da qualidade do sono, por conseguinte, a mamãe fica com muito mais energia depois dos descansos e sente mais disposição para atividades de rotina.

2. Além da disposição, o pilates ajuda na liberação de hormônios responsáveis pelas sensações de relaxamento e bem-estar.

3. Para o momento do parto, vale destacar que o pilates trabalha muito bem a região pélvica do corpo, facilitando o processo. Além disso, trabalha também a respiração e a concentração, o que impacta no momento das contrações.

4. A prática contínua do método pilates, como já falamos, impacta diretamente na adaptação postural do corpo, e essa melhoria de postura previne as dores e desconfortos nas costas, muito comuns durante a gravidez.

5. Como qualquer atividade física, o pilates também ajuda no controle de peso, facilitando a recuperação pós-natal.

6. Já que estamos falando do pós-natal, o pilates previne a formação da diástase abdominal, além de impactar significativamente no seu tratamento.


Existem tantos benefícios que o pilates pode oferecer para as mamães que é impossível fazer uma lista completa.

Além de tudo, vale lembrar que existem benefícios tanto para pessoas que optam pelo parto normal quanto pela cesária. Inclusive, essa é uma pergunta frequente que recebo no meu Studio de Pilates onde temos turmas específicas para Gestantes: “Mas eu não quero parto normal, mesmo assim devo fazer o Pilates?” Por todos os benefícios citados acima a escolha de se praticar durante o período gestacional está relacionada na preparação, fortalecimento do corpo, independente da via de parto, todo corpo se modifica assim que está grávida. E os exercícios de Pilates vão trazer benefícios não só para o período, fortalecendo, diminuindo as dores no corpo, coluna, inchaço nas pernas, entre outros que são comuns durante esse período. Os benefícios serão colhidos no pós parto. Essa transformação de hábitos pode ser resumida em dois principais atributos fundamentais para a gestação: SAÚDE e SEGURANÇA!


Cuidados


Apesar do entusiasmo em falarmos sobre pilates para grávidas, é preciso salientar o quão importante é que se tomem os devidos cuidados, até porque o processo gestacional é delicadíssimo e ocorre de forma diferente para cada corpo.

É por isso que é indispensável a participação de profissionais, tanto médicos, quanto de instrutores — fisioterapeutas, educadores físicos, especializados no tratamento de gestantes — nessas atividades. Pilates é excelente no período gestacional, mas o ACOG (Colégio Americano de Ginecologia e Obstétrica) recomenda o Pilates MODIFICADO, como atividade segura. Sim modificado, porque não deve ser realizado a mesma aula com um aluno de Pilates e a Gestante. Claro, que vai ter exercícios em comum, mas um instrutor que é especialista no atendimento de gestante vai contribuir para que a mamãe tenha mais benefícios e não se lesione ou prejudique o bebê com movimentos que não são indicados no período gestacional.

Mesmo para uma única pessoa, os cuidados a serem tomados na aplicação do método pilates variam dependendo da fase gestacional, que é comumente dividida em três trimestres. Por isso, não hesite em buscar ajuda qualificada.


Em Goiânia, nós oferecemos tanto instrutores capacitados para receberem gestantes em suas aulas, quanto cursos de formação de especialização desses instrutores. Entre em contato conosco e agende uma aula experimental para saber mais.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page