top of page

Blog

  • Foto do escritorMaíra Prado

O Pilates na luta contra o câncer

Estudos atestam o impacto do método pilates no tratamento da doença


No calendário brasileiro, ao fim dos anos, existem duas gigantescas campanhas de prevenção contra cânceres, doenças sérias que cada vez mais têm preocupado a sociedade geral e, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), vêm se tornando uma das causas de morte mais comuns. São elas o Outubro Rosa, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de mama, e o Novembro Azul, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de próstata.


Anúncio do Outubro Rosa e Novembro Azul | Imagem da web


Em 2020, só esses dois tipos de cânceres tiveram, somados, mais de 130 mil novos casos no Brasil, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer). É por isso que é sempre importante manter vivo o debate acerca da doença e suas nuances. É preciso tornar cada vez mais democrático o conhecimento sobre formas de prevenção, combate e tratamento para que a população consiga se precaver.

Vale sempre ressaltar a fundamental opinião médica sobre o assunto: converse com profissionais! Caso você tenha realizado o autoexame e encontrado uma anormalidade, marque urgentemente uma consulta. O autodiagnostico pode, em muitos casos, ser equivocado, promovendo um mero terrorismo psicológico.


Os principais sintomas do câncer


A doença se comporta de formas diferentes em cada organismo. No geral, se trata de um tumor maligno originado do crescimento desordenado de células, podendo ou não, invadir outros órgãos ou tecidos (INCA).

Os principais sintomas relatados são dores, náuseas e diarreia, alterações cognitivas — perda de memória, por exemplo — e alterações psicológicas como ansiedade e depressão, além de, principalmente, a fadiga.


Como o Pilates ajuda nesses casos?


Como apontamos, é importante conscientizar acerca das formas de prevenção às doenças para precaver a sociedade. E é por esta razão que precisamos levantar a importância das práticas de atividades físicas e, em destaque, do pilates nesse processo.

De acordo com um estudo de Barbara Mioto e Fabiano Novacki, publicado pela Revista Brasileira de Terapias e Saúde, o pilates tem sido recorrente na busca de formas de minimização dos sintomas e efeitos adversos dos tratamentos de câncer, buscando elevar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos.


Paciente oncológica praticando pilates | Imagem da web


Isso porque o pilates consegue auxiliar no controle de dores, na prevenção de alterações posturais decorrentes de intervenções cirúrgicas, na diminuição das aderências cicatriciais, entre outros, impactando inclusive sobre a autoestima desses indivíduos.

A fisioterapia sempre utilizou do pilates como um recurso de prevenção e tratamento de disfunções, portanto, aplicá-lo aos pacientes que lidam com o câncer, logicamente, respeitando suas limitações, apresenta resultados positivos.

Mioto e Novacki concluíram, com a sua pesquisa, que o método pilates impacta positivamente quanto à funcionalidade, melhora da amplitude de movimento, diminuição da dor, ganho de força e de resistência muscular, qualidade de vida e sensação de bem estar.

Salientamos que a prática de atividades físicas por pacientes oncológicos deve ser orientada e acompanhada por profissionais qualificados. Durante nossa Formação de Instrutores de Pilates explicamos a forma correta de trabalhar em diversas patologias, o curso de Pilates acontece em Goiânia.

Pessoas que buscam a prevenção dessas doenças, melhorando sua qualidade de vida e adotando hábitos mais saudáveis, basta procurar um bom estúdio e professores que o iniciem no método pilates, com certeza você não vai se arrepender! E por falar nisso, se você quer iniciar no pilates mas não sabe por onde começar, marque a sua aula experimental em uma das nossas unidades em Goiânia. Contamos com 4 unidades do Espaço Vitafit, veja qual fica mais próxima de você. Venha transformar a sua vida com mais saúde e segurança.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page