top of page

Blog

  • Foto do escritorMaíra Prado

Pilates e o desenvolvimento infantil

O método pilates impacta essencialmente nas capacidades motoras das crianças


Um grande desafio na vida dos pais é introduzir hábitos saudáveis na rotina das suas crianças. Desde a alimentação às atividades físicas, essa não é uma tarefa tão fácil. Mas existem formas dinâmicas de se fazê-lo, e se tratando de atividade física, o próprio método pilates é uma excelente opção para os pequenos.

Anos atrás, profissionais da educação física e fisioterapia fizeram uma ação massiva de introdução do pilates nas escolas dos Estados Unidos, devido às queixas de dores nas costas ocasionadas pelo uso recorrente de mochilas. Desde então, a modalidade conhecida por “Pilates Kids” vem se popularizando por toda parte, despertando o interesse de pesquisadores em se avaliar o impacto positivo da prática na vida de crianças e adolescentes.

Um estudo de 2014 publicado pela UNIPAMPA desenvolveu uma série de sessões de pilates com sete estudantes do ensino público na região sul do Brasil. Ao todo, 28 sessões foram aplicadas com o objetivo de observar e investigar o impacto dos exercícios no desenvolvimento dessas crianças.

O resultado concluiu que o protocolo de exercícios impactou de forma positiva, sobretudo, na melhoria das capacidades cognitivas e no desenvolvimento motor dos estudantes. Entre os benefícios atestados, pôde ser percebida uma melhoria do equilíbrio e consciência corporal, aumentando sua noção física e de organização espacial.


Criança praticando atividade física em casa | Banco de imagens Pexels


Os benefícios do Pilates Kids


Inúmeros outros estudos nesse nicho podem ser encontrados atestando uma gama diversa de benefícios especialmente para essa fase de crescimento humano. Na infância, esses estímulos são essenciais para esse desenvolvimento tanto corporal quanto mental.

O método pilates apresenta um grande potencial para o aperfeiçoamento dos seguintes aspectos nas crianças:


1. Desenvolvimento cognitivo, onde ocorre uma melhoria na concentração e coordenação dos movimentos e pensamentos;

2. Desenvolvimento motor, onde a criança passa a contemplar de uma maior noção física de corporal, sendo capaz de interpretar estímulos e fazer com que seus corpos tenham respostas rápidas de coordenação;

3. Melhoria da questão postural, combatendo positivamente os estímulos negativos que a rotina pode oferecer para o desenvolvimento da coluna: a exemplo do uso contínuo de mochilas e da curvatura corporal na utilização excessiva de celulares e computadores;

4. Prevenção de doenças, desenvolvendo de forma saudável a estrutura óssea e musculatura, além de disciplinar o corpo para hábitos importantes no processo de crescimento.


Além desses, vale citar outros benefícios, como o combate à obesidade e ao sedentarismo, duas das maiores causas das dores na coluna de pessoas na fase adulta; e, no caso da prática em grupos, um desenvolvimento da capacidade de socialização, introduzindo a criança à outros núcleos fora da sua família, incentivando suas habilidades sociais e engrandecendo-a como ser humano em comunidade.


Grupo de crianças praticando pilates juntas | Imagem da web


Uma pesquisa de 2010, de Priscila Cristina dos Santos, desenvolveu um estudo direcionado e aplicado que comprovou o mesmo potencial de impacto positivo do método pilates introduzido ainda na infância. A autora ainda observou aspectos a serem considerados durante essa inserção prática.

Crianças são seres lúdicos e brincantes, e trazê-los para a prática de atividades físicas não deve funcionar como uma ruptura ou um instante a parte de sua rotina infantil, mas ser adaptada à essa noção. É fundamental que o profissional responsável detenha essa consciência, uma vez que o pilates é uma metodologia complexa, e que precisa ser reinterpretado e adaptado para que este seja divertido e estimulante para os pequenos.

E mais uma vez, por esta razão é válido ressaltar a importância de um profissional qualificado na orientação dessas atividades. Procure por ajuda especializada para sanar suas dúvidas ao introduzir os seus filhos no pilates.

Se você quer aprender muito mais sobre o método pilates, praticá-lo você mesmo ou até desenvolver uma formação prática, entre em contato conosco para agendar uma aula experimental.

Afinal, nada melhor que um bom exemplo para mostrar o caminho certo para as crianças.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


001.png
bottom of page