top of page

Blog

  • Foto do escritorMaíra Prado

6 Princípios do Pilates

Todo o método pilates é baseado nesses seis atributos fundamentais. Conheça agora!



Qualquer atividade humana parte de um princípio base para a sua estruturação. Esse conceito primordial serve para moldar e orientar ações para se obter um resultado específico. Assim, é de se esperar que as atividades físicas também estejam fundamentadas em princípios definidos.

Como você já deve saber, o método pilates surgiu com o objetivo de promover o desenvolvimento físico do praticante, além de estimular uma melhoria quanto aos aspectos mentais. Esse progresso “tríplice”, focado em corpo, mente e espírito, se baseia em seis princípios fundamentais que orientam o método como um todo.

Os seis “pilares”, por assim dizer, são relacionados aos aspectos fisiológicos e anatômicos do corpo humano, possibilitando a criação de exercícios globais que trabalham todos os conjuntos de musculaturas e articulações de uma forma segura e saudável.

Sem mais suspense, estamos falando deles: a concentração, a precisão, o controle, a respiração, a fluidez, e a centralização. Não há uma ordem hierárquica para tratá-los, já que todos são indispensáveis para a plena execução dos exercícios.


Exercício de MAT Pilates | Banco de imagens Freepik


A Concentração


Não é possível executar um movimento, tampouco esperar resultados dele, sem que haja uma atenção dedicada. O princípio de concentração trabalha exatamente esse aspecto. Para um controle preciso da execução dos exercícios, é imprescindível que você se concentre.

Esse princípio se baseia na participação ativa da mente, na capacidade de visualização e orientação do corpo para facilitar o processo e potencializar o resultado. Como o pai do Pilates já dizia:

“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”

Joseph Pilates


A Precisão


O princípio da precisão está completamente relacionado à execução correta dos exercícios. Um movimento preciso é aquele executado com qualidade e fidelidade. É preciso integrar as diversas funcionalidades sensitivas do corpo humano para otimizar o processo, aplicando tensões musculares, realizando ajustes de postura e aperfeiçoando o resultado.


O Controle


O princípio da disciplina! Controle está veemente relacionado à estabilidade e precisão, sendo responsável pelas ações mentais e posturais para a melhor execução dos movimentos. Essa noção de controlar tem muito a ver com a relação entre os aspectos do corpo humano durante os exercícios. Trata-se de uma integração plena e funcional.

Não é à toa que o pilates foi originalmente nomeado “Contrologia”, né?


Joseph Pilates, criador da Contrologia (método Pilates) | Imagem da web


A Respiração


Apesar de todos os princípios operarem de forma integrada e importarem igualmente, a respiração é também, uma das mais importantes funcionalidades do corpo humano. Sem ela, os processos fisiológicos e a própria vida são incapazes de operar.

No pilates, no entanto, não basta respirar por respirar. Existe sim uma forma correta capaz de promover mais segurança durante os exercícios, além de potencializar os resultados. Tudo está relacionado à inspiração e à expiração. Com isso, é possível promover uma sensação de relaxamento e até inibir ansiedades e tensões musculares.


A Fluidez


O princípio do equilíbrio! Um movimento fluido é um movimento limpo e bem executado. Essa fluidez trata, portanto, da capacidade de organização e execução suave dos exercícios. É exercitar-se com mais consciência e promover uma conexão cognitiva e afetiva com a prática.

Uma série no pilates, executada com fluidez, é uma série contínua e progressiva. Com isso, é possível evitar cargas e impactos prejudiciais ao corpo.


A Centralização


Não menos importante, esse princípio é referente a capacidade de mobilização corporal, direcionando o esforço para um núcleo. Esse núcleo central no corpo humano é o Power House, um conjunto muscular onde se concentra toda a sua força.

A capacidade de centralização é o que sustenta o corpo e possibilita uma prática segura do ponto de vista anatômico. É um princípio diretamente ligado à estabilidade e postura.



Agora que você já conhece os princípios do pilates, consegue entender como eles estão sempre conectados durante uma sessão de exercícios, certo? Involuntariamente, o seu corpo depende desses atributos para garantir que o seu esforço não prejudique a sua saúde e busque o aprimoramento mais efetivo das suas funcionalidades.

Mais interessante que saber disso tudo, só mesmo testando na prática, né? Então marque a sua aula experimental com a gente e venha aprender isso e muito mais sobre pilates.


Entender o Método Pilates é saber inserir esses princípios dentro de todos os exercícios. Hoje, vejo muita gente simplesmente executando os movimentos usando os equipamentos do Pilates. Mas vejo poucos que internalizam esses princípios e sabem trabalhar quando se movimenta nos exercícios.

Quando o instrutor ou o aluno entendem bem a função de cada princípio, ou conseguem inserir isso na execução, vemos claramente a diferença na realização do movimento. Consequentemente, teremos mais resultados no corpo e na mente.

Joseph Pilates criou o Método Pilates e escreveu em seu livro a importância de executá-lo baseado nos princípios. No meu Curso de Formação em Pilates, reforço bem esses princípios e como utilizá-los dentro dos movimentos.

Caso você tenha interesse em conhecer nossa formação de instrutores de Pilates, que acontece em Goiânia, Goiás, é só entrar em contato que um dos nossos consultores estarão disponíveis para o seu atendimento.


Bjos e até a próxima!




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page